Dilma sanciona lei que institui Dia Nacional do Reggae

Author: Jah Bless /

 

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta segunda-feira (14) a lei que institui o Dia Nacional do Reggae, a ser comemorado no dia 11 de maio. O texto está publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União.
De acordo com a lei, a data servirá para homenagear "o ritmo musical difundido mundialmente por Robert Nesta Marley".
A data escolhida --11 de maio-- é o dia em que o cantor Bob Marley morreu.
O Ministério da Cultura informou que o projeto de lei é de 2008 (3.260/2008), de autoria do então deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) --hoje senador.
No texto do projeto, Rollemberg justifica que "é relevante mencionar a absorção de outros ritmos musicais estrangeiros que, sem dúvida, 'caíram' no gosto do brasileiro".


O jamaicano Bob Marley; a data de sua morte, 11 de maio, foi escolhida para ser o Dia do Reggae no Brasil
No texto, Rollemberg menciona também que "o legado que Bob Marley deixou ao mundo vai muito além do reggae: é através deste que muitos artistas brasileiros usam o meio da música para fazer legítimas críticas sociais. A influência deste estilo musical é tamanha em alguns estados brasileiros, que já há lei municipal que instituiu o dia do reggae, como é o caso de Salvador, através da Lei n.º 5.817/2000".
Rollemberg fala ainda sobre a influência de Bob Marley na música brasileira, citando "Cidade Negra, Edson Gomes, Gilberto Gil entre tantos outros artistas nacionais consagrados" que, segundo ele, "continuam a levar, através do reggae, mensagens de paz, amor e críticas sociais, na tentativa de alertar o povo para lutar pelos seus direitos, da mesma forma que Marley, considerado o primeiro astro do terceiro mundo com reconhecimento internacional, já fazia há quase quatro décadas atrás". (Fonte: Euvejoarte.blogspot.com)

fonte da imagem: http://obaudoedu.blogspot.com.br/2012/02/bob-marley-popstar-do-3-mundo.html

Tryo : Reggae Francês

Author: Jah Bless /


  
 Uma das coisas boas em poder viajar é conhecer novas culturas, novos sons, novos sabores e matizes. Descobri o prazer de viajar e ir cada vez mais longe, graças ao espírito aventureiro e desbravador de minha esposa-companheira-cúmplice. Sua inquietude é surpreendentemente reveladora e foi assim, lançando-me de corpo e alma na aventura maravilhosa e impar de correr o mundo, que conheci vários países do “velho mundo” e suas expoentes, a exemplo de Barcelona, Roma, Gibraltar, Lisboa e Paris. Ah, Paris... Num dia frio, extremamente frio para os nossos padrões de “inverno” – lá era início da Primavera; chegamos hipnotizados pela beleza e atmosfera local.
    Paris nos remete ao romance. Sua música, aquela que para nós corresponderia à MPB, é mundiamente conhecida e inconfudível pela sua inconteste beleza, mesmo para o mais neófito dos  “cantaroladores” de melodias infantes e simplórias. Assim desembarcamos na “cidade luz”, ouvindo a bela música francesa e degustando seus vinhos e a sua extasiante culinária. Sem dúvidas, Paris, é a “Meca dos sentidos” – aromas, sons, sabores e luzes elevam a alma de quem a visita.
     Num de nossos passeios não pude deixar de procurar as casas de instrumentos musicais  - a “lojinha de brinquedos” de todo músico; e de CDs. Queria conhecer novidades, novas marcas, novos timbres  e comprovar, ou não, se de fato, os preços dos instrumentos eram mais em conta. Confesso que não me surpreendi como esperava ser surpreendido. Surpresa sim, foi descobrir que, mesmo com as facilidades da “pirataria” e de “baixar” músicas na net, ainda existiam lojas de cd!!! E aquela que entrei era muito massa!!!
    Adivinhem pra que seção corri ao entrar na loja? Reggae, reggae, reggae; claro! Comecei a “garimpar”, queria algo diferente, algo que nunca tivesse ouvido; alguma coisa que sequer tivesse “ouvido falar”. Queria algo que saísse do lugar comum e se apresentasse como um “achado”, algo que eu pudesse mostrar para um reggueiro tupiniquim  e fosse uma grata surpresa, sem deixar de ser inquietante e “abalador”.
    Conheci TRYO, banda que a apesar do nome não se resume a três músicos mas  sim quatro - Guizmo, Christophe Mali, Manu Eveno e Daniel Bravo; que se multiplicam em infinitas camadas sonoras. Um reggae renovado, acústico , com violões bem executados, tanto melódica quanto percussivamente.   Infelizmente não consegui mais informações sobre a banda, pesquisei na net, procurei em catálogos, conversei com “irmãos” e... nada mais além do já sabido. Em alguns momentos cheguei a me sentir um “expert” diante da pouca informação adicional.
      Bem, não saber muito não significa saber nada. As vezes o pouco é mais sedutor e envolvente pois nos instiga a querer conhecer mais. É assim que me sinto: instigado a ouvir mais Tryo, conhecer mais o trabalho da banda, achar uns vídeos,  conhecer mais músicas dos caras e, curtir mais e mais, deixando-me transportar para as lembranças daqueles dias apaixonantes e inesquecíveis em Paris, quando além do romantismo da sua música – universal e atemporal, dos seus sabores , da companhia maravilhosa  da “minha Val”; fui apresentado ao seu reggae... e fiquei apaixonado. É, Paris realmente  é mágica, iluminada, saborosa e  agora já sei, reggueira, de prima!
Fiquem com JAH. Saúde e Paz, sempre. Uma excelente semana pra todos. Curtam um vídeo "show de bola" pra vocês conhecerem um pouco do Tryo.

http://youtu.be/eHfxLSDhA2g


Filhos de Bob Marley criam 1Love: movimento de incentivo a ações de caridade e sustentabilidade

Author: Jah Bless /

  Inspirados nas mensagens de Bob Marley, a família do cantor criou a fundação 1Love, que tem o objetivo de apoiar instituições de caridade e incentivar as pessoas a viverem de maneira mais sustentável.
  No site do movimento, os criadores afirmam que a missão é simples: “fazer o bem em homenagem a Bob Marley com visão de esperança e unidade”. O objetivo é inspirar os fãs a praticar alguma ação positiva diariamente.

  Para participar da rede basta escolher uma missão no site, encontrar uma forma criativa de realizá-la e, para finalizar, compartilhar com os outros membros o resultado da missão cumprida, seja por meio de fotos, vídeo ou texto. “Missões Marley são uma série de pequenos projetos que desafiam membros 1Love a fazerem uma pequena diferença no mundo a cada dia”, afirmam no site.

  Outra maneira de participar é ajudando as ONG’s parceiras do movimento, que capacitam pessoas e grupos a tomar medidas para uma vida sustentável e responsável. Na página de divulgação das organizações sem fins lucrativos constam 13 instituições que buscam melhorar a vida de pessoas através de diversos focos: música, alimentação, educação, ajuda a sobreviventes de desastres naturais, acesso à água potável, atividades sociais e arte, redução do aquecimento global.

  Há sempre missões em destaque. No momento, a meta de uma das organizações parceiras é mobilizar as pessoas para atingir 25 mil ações para que sejam doados novos instrumentos a escolas carentes. Já foram realizadas 2.500 atividades, ou seja, 10% da meta.

  Em 2011, a 1Love conseguiu doar cem mil dólares para a Charity: Water, uma organização sem fins lucrativos que leva água limpa e potável para países em desenvolvimento.

  Bob Marley faleceu em 1981, mas suas mensagens que pregavam a paz, denunciavam os preconceitos e as desigualdades sociais  continuam vivas para os fãs e admiradores de seu trabalho.
(Fonte: CicloVivo - Plantando Notícias)

Alma Djem: “A alma em paz com a música”

Author: Jah Bless /

  
   “A alma em paz com a música” que ao “pé da letra” deveria ser ALMA ZEN, foi, propositalmente, alterado para ALMA DJEM, um NEOLOGISMO; era a sonoridade dando nome ao nome. Sua identidade musical:  Um reggae “forte” com evidente influência roqueira; o que se justificava pelo fato da banda de ter “nascido” no auge da efervescência do movimento rock-tupiniquim, em Brasília, no ano de 1997.

   A primeira formação do ALMA DJEM  trazia Marcello Mira (voz e guitarra), Dino Verdade - Bateria, Luciano Campo Grande - baixo e Alex Zambrana – Guitarras. O primeiro disco, independente, lançado em 1999, vendeu mais de 20 mil cópias!!! Destaques para as músicas “Grito de Liberdade”, “Amar Novamente” e “De Cara”. Um “discão”, trabalho de prima e inquestionável qualidade,  que não podia passar despercebido; tanto que , tal como seu conterrâneo NATIRUTS (também de Brasília) , foi contratada pela EMI, que apostou no segundo disco do grupo,gravado em 2004 e  que apresentou definitivamente o ALMA DJEM para o Brasil com o hit “Minha Voz”, um “grito de protesto” das mazelas sociais.  

   A banda no início de 2007, quando completaram 10 anos , lançaram seu terceiro trabalho : “SIMPLES ASSIM”. Um disco que mesclava a simplicidade e sensibilidade que construíram a identidade da banda com a maturidade adquirida nos dez anos de estrada. Nas apresentações a ALMA DJEM apresentava um repertório com músicas autorais e hits de bandas nacionais e estrangeiras, executando com igual competências canções de Paralamas do Sucesso, Led Zeppelin, Gilberto Gil e, claro, do rei Bob Marley.

   Em 2008 foi decretado o fim da banda quando Marcelo Mira resolveu seguir carreira solo. Uma passagem rápida mas marcante; letras que iam “direto ao ponto”, com sentimento e sentido; um “reggae de verdade” que deixou saudades e que a gente, não podia deixar de relembrar pra quem já conhece e apresentar pra quem não teve a opotunidade de conhecer. Curtam a inquietante e atualíssima “João”; loucura total!!!  “A Alma em Paz” , a “Música da Alma”, a “Alma da Música da Paz”: isso é o reggae da “Alma Djem”! JAH bless. Tenham todos uma excelente semana. PAZ!

Cláudia Leitte azedou na Band

Author: Jah Bless /


Assim como a apresentadora Xuxa Meneghel, a cantora Claudia Leitte também é assunto proibido na Band. Mas não pense que é porque a emissora terá de pagar alguma multa como no caso de Xuxa. O problema ali foi a falta de profissionalismo de Claudia.

Em um grande evento que aconteceu recentemente, estava acertado entre a assessoria de Claudia Leitte e a Band que a cantora abriria as portas de seu camarim para uma entrevista exclusiva para um programa da casa.

Na ocasião, toda equipe se posicionou em frente ao camarim da cantora que, além de fazer todos esperarem por mais de 3 horas, liberou que fosse feita apenas UMA pergunta, que ela fez questão de saber qual seria. Irritado com o comportamento de Claudia Leitte, o diretor da tal atração desistiu da entrevista, armou um barraco com a assessoria e tem queimado o filme da cantora por onde passa. (Fonte: Yahoo) "Ah, Ivete!" . O povo não se engana: Ivete é Ivete, o resto é...

Eu cheguei a ficar sem fôlego!

Author: Jah Bless /

Impressionante!!! Faltam palavras pra definir essas imagens. Criatividade, ousadia, tecnologia de ponta... Se existisse um Oscar pra essa categoria... Confiram e depois me digam se eu não tenho razão.

Tecnologia do Blogger.