Alma Djem: “A alma em paz com a música”

Author: Jah Bless /

  
   “A alma em paz com a música” que ao “pé da letra” deveria ser ALMA ZEN, foi, propositalmente, alterado para ALMA DJEM, um NEOLOGISMO; era a sonoridade dando nome ao nome. Sua identidade musical:  Um reggae “forte” com evidente influência roqueira; o que se justificava pelo fato da banda de ter “nascido” no auge da efervescência do movimento rock-tupiniquim, em Brasília, no ano de 1997.

   A primeira formação do ALMA DJEM  trazia Marcello Mira (voz e guitarra), Dino Verdade - Bateria, Luciano Campo Grande - baixo e Alex Zambrana – Guitarras. O primeiro disco, independente, lançado em 1999, vendeu mais de 20 mil cópias!!! Destaques para as músicas “Grito de Liberdade”, “Amar Novamente” e “De Cara”. Um “discão”, trabalho de prima e inquestionável qualidade,  que não podia passar despercebido; tanto que , tal como seu conterrâneo NATIRUTS (também de Brasília) , foi contratada pela EMI, que apostou no segundo disco do grupo,gravado em 2004 e  que apresentou definitivamente o ALMA DJEM para o Brasil com o hit “Minha Voz”, um “grito de protesto” das mazelas sociais.  

   A banda no início de 2007, quando completaram 10 anos , lançaram seu terceiro trabalho : “SIMPLES ASSIM”. Um disco que mesclava a simplicidade e sensibilidade que construíram a identidade da banda com a maturidade adquirida nos dez anos de estrada. Nas apresentações a ALMA DJEM apresentava um repertório com músicas autorais e hits de bandas nacionais e estrangeiras, executando com igual competências canções de Paralamas do Sucesso, Led Zeppelin, Gilberto Gil e, claro, do rei Bob Marley.

   Em 2008 foi decretado o fim da banda quando Marcelo Mira resolveu seguir carreira solo. Uma passagem rápida mas marcante; letras que iam “direto ao ponto”, com sentimento e sentido; um “reggae de verdade” que deixou saudades e que a gente, não podia deixar de relembrar pra quem já conhece e apresentar pra quem não teve a opotunidade de conhecer. Curtam a inquietante e atualíssima “João”; loucura total!!!  “A Alma em Paz” , a “Música da Alma”, a “Alma da Música da Paz”: isso é o reggae da “Alma Djem”! JAH bless. Tenham todos uma excelente semana. PAZ!

1 comentários:

PH disse...

muito massa essa musica, tera e todo o conjunto... rapzeada show de bola!
PH.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.