"Sábado Sim" - A noite do Reggae - Parte I

Author: Jah Bless /


Noite de sábado, último sábado de janeiro, do ano que os “profetas do apocalipse” trombeteiam o fim dos tempos...  28 de janeiro de 2012, noite de “SÁBADO SIM SIM” – durante todos os sábados do mês, bandas dos mais variados estilos e tendências da cena independente passaram pelo palco da Casa dos Artistas, para deleite de um público ávido e seleto, que busca o que de melhor pode proporcionar aos seus ouvidos e mentes exigentes.
Foi a noite do reggae. Noite caliente, em todos os sentidos: público bonito e participativo, sonzasso “no talo” e com qualidade – graças a Cabeça (Improviso Nordestino) e Binho (Quizila), que suaram “bicas” para proporcionar a equalização massa ; e um calor “da zôrra”! – sem querer exagerar, acho que o termômetro bateu os 40!!! Com tudo isso, só faltavam as bandas.
qui.zi.la : aversão espontânea, irracional, gratuita por (alguém ou algo); antipatia, inimizade,sensação de impaciência; aborrecimento,conflito de interesses; briga, rixa, pendência. O significado da palavra não corresponde a essencia da banda, ao menos que se queira transmitir com sua tradução a aversão e a antipatia contra o marasmo e a pobreza musical; a briga com a imbecilidade das letras chôcas e o conflito de interesses com os empresários e produtores que só visam o lucro fácil e preferem investir em “bandinhas-bundinhas-de bundões", de qualidade duvidosa  e que nos enervam com suas harmonias desarmonicamente toscas.Pensado bem... em sendo assim, QUIZILA tem tudo a ver.

Casa dos Artistas, 20 horas. A galera passa, para, olha o cartaz –  que ficou “show de bola”;  e entra. Vai começar o som. Quizila é a primeira tocar. Entrou em cena as 20:30 e mandou ver, com qualidade e responsa. No repertório músicas próprias e até uma releitura de um clássico retrô dancing. O carisma e a força vocal de Fabrício impressiona; a galera canta junto e vibra com a performance desse figuraço.
Binho executa com competência as bases e solos de guitarra, sua presença em palco inspira respeito. Matheus “Theu” Vasconcelos e Rogério “Sekão”, são a cozinha da  banda, respectivamente, baixo e batera; porrada pura! Nos teclados, Luiz “Snake”  não decepciona; ele tem bagagem e experiência de longas datas, inclusive participou da formação da banda JONAS E A BALEIA, projeto  nascedouro da atual JAH BLESS.
Não podia dar errado, e não deu! Concorrendo com IVETE no Centro de Convenções e um show gospel , “de grátis” , na Soares Lopes; o projeto “Sábado Sim” cumpriu com seu objetivo: proporcionar música de qualidade e divulgar os nomes de artistas regionais. Infelizmente, persiste o mesmo choramingo: Falta de apoio, patrocínio, compromisso.
Não é fácil  carregar  nos ombros  a responsabilidade de  mostrar ao povo que a arte ainda vive e sobrevive graças a iniciativas como estas, da galera da “Casa”, da turma do Teatro Popular – premiadíssimo; da trupe da Cia Casa Aberta de Teatro,  que corre atrás de um sonho e sabe “sonhar grande”; das nossas bandas – “Improviso” , “Luiz Bob” , “Jah Bless”...; nossos músicos – Amanda Andrade, Ivan Moraes, Nozinho “Tim Maia” ... ; poetas, trovadores e atores.
Quizila chegou, tocou e deu seu recado. Valeu cada minuto do show, cada centavo da entrada, cada acorde tocado, cada gota de suor derramado. O pagamento veio sob a forma mais valiosa para o artista: o reconhecimento de seu público, o aplauso, o pedido de “bis”. IVETE pode ter tido o maior público mas o “Sábado Sim” teve o mais “positivo”, mais forte, mais verdadeiro.
21:30 – Quizila encerra sua participação. Chegou a vez da banda JAH BLESS subir no palco... mas isso a gente conta na matéria da próxima semana.  JAH bless.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.