Adão Negro

Author: Jah Bless /


Salve, salve, ouvintes-retransmissores da mensagem reggueira de Paz e Vibrações Positivas. “Ói nóis aqui travez”! Quem mandou gostar??? Pois é, sinto-me lisonjeado por saber que as poucas e simples palavras que posto nesta coluna, semanalmente, tem despertado o interesse de tantas pessoas. Sinto-me também feliz em saber que nem tudo está perdido e ainda restam rebeldes-resistentes que  insistem em ouvir e divulgar a boa música.  Não radicalizo, não luto pela extinção das “pragas musicais”, pois respeito o gosto alheio; luto, sim, pela conquista de um espaço para a boa música, banida das mídias pela visão meramente mercadológica dos empresários. Prego uma convivência pacífica entre o bom e o mau gosto; afinal o que é de mau gosto para mim pode não ser para outra pessoa.  Pode até ser que o mau gosto seja meu!!!  Putz, cansei. Mas vamos encerra a verborragia músico-estética-filosófica (gostaram?) e vamos direto ao que interessa: reggae!!!  Hoje resolvi  falar de uma galera super conhecida: Adão Negro .
A banda foi fundada em 1996 e pouco tempo depois, em meados de 1998, gravou seu primeiro disco, “ADÃO NEGRO”, lançado somente dois anos depois - 2000.  O “Adâo” é o exemplo vivo e indisfarçável de que, para as bandas emergentes, independentes e sem grandes recursos disponíveis para divulgação; a pirataria pode ser uma “mão na roda” , aquele “empurrãozinho” que tava faltando. Foi assim com a banda, segundo eles mesmos reconheceram. As cópias dos CDs feitas pelos piratas, rapidamente ganharam as ruas do país e chegaram às mãos dos amantes do reggae. Como se não bastasse, o registro desautorizado de um show  realizado no Clube Costa Verde, para um público de 25 (vinte e cinco) MIL pessoas, transformou-se em peça de colecionador (eu tenho) e serviu para conquistar mais fãs. Com este cd-piratão, o “Adão” passou a ser conhecido NACIONALMENTE e a partir daí, sua legião de admiradores não parou de crescer.
A “responsa” da banda é inquestionável. Os caras já tocaram em todos os cantos do nosso Brasil e dividiram palco com ícones do cenário musical nacional, a exemplo de PLANET HEMP, NATIRUTS, CAPITAL INICIAL ... e, grandes nome do reggae mundial, entre eles: ISRAEL VIBRATION, LUCKY DUBE  e ALPHA BLONDY.
EM 2010, o “Adão” mandou bem de novo. Lançou o álbum “ MAIS FORTE” e, inovando com coragem, disponibilizou o cd, integralmente  - inclusive capa e contracapa; em seu site , para quem quisesse baixá-lo, gratuitamente. Resultado: “MAIS FORTE” é simplesmente, massa!!! Daqueles CDs que você ouve, gosta de cara, ouve de novo, gosta ainda mais e... ouve mais uma vez para enfim concluir: “tô viciado nesse som, irmão”. Não bastasse ser “de grátis”, a zôrra é boa mesmo!  A gente percebe que  banda amadureceu, fugiu dos clichês e deixou claro que tem muito ainda a dizer, sem se repetir.
Eu sou fã do “Adão”. Agora, se você ainda não conhece o trabalho dos manos , não perca mais tempo. Dá uma chegada no site da galera, http://www.adaonegro.com.br/ , conheça um pouco mais da história da banda, confira as fotos e baixe, para o seu deleite, o cd “MAIS FORTE”, gratuitamente. Se depois disso você não passar a ser fã da galera... Não desista, procure os outros CDs da “turma” , peça emprestado – mas depois não “esqueça” de devolver. ADÃO NEGRO faz bem à alma e aos ouvidos, é reggae da melhor qualidade e além do mais é DA BAHIA, É DO BRASIL.  Tenham todos um excelente fim de semana, com muito reggae e alegria. Aproveitem e curtam essa viagem que é a música "Honey" - cd "Mais Forte"; lindíssima, poesia pura. Que JAH continue  nos abençoando. JAH BLESS, SEMPRE!

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.