Edson Gomes: o reggae de Cachoeira (Ba) que ganhou o mundo.

Author: Jah Bless /

   
     Falar de reggae e não mencionar Edson Gomes é o que podemos chamar de uma imperdoável “heresia”. Nascido em Cahoeira, Recôncavo Baiano, em 03 de setembro de 1955,  é considerado o maior nome do reggae nacional. Não é pra menos. Sempre fiel ao estilo roots, construiu sua credibilidade musical com letras fortes e políticas, melodias marcantes e arranjos bem  elaborados, executados por competentíssimos músicos.
    Por falar em músicos, a banda que acompanha Edson Gomes – Banda Cão de Raça; já trouxe em sua formação outros nomes “de responsa” do reggae nacional, que decidiram seguir carreira-solo e não fizeram feio; muito pelo contrário, gravaram seus nomes na história da música “reggae brasilis”. São eles: NENGO VIEIRA (era  o baixista da primeira formação da banda Cão de Raça); LAZZO  e SINE CALMON (aquele do “Morrão Fumegante”); todos de Cachoeira.
    Edson Gomes arrasta uma legião de fãs por onde se apresenta e é referência até para outros gigantes do reggae nacional e internacional. Em plena atividade, seus shows são  para ficar pra sempre na memória de quem assiste. Polêmico  pelas atitudes e discursos que costuma fazer nos palcos, não abre mão do respeito à “atitude reggaeira” – o comportamento quase de veneração que o verdadeiro reggueiro tem que ter pelo reggae; que para muitos, assim como para Edson Gomes, éuma música “sacra” em sua essência e pela mensagem que transmite.
    Edson Gomes , o "filho de Cachoeira" que levou o nome da Bahia a todos os cantos do mundo com sua música “honesta” e meditativa .  Mais um “guerreiro do terceiro mundo”,  o arauto da mensagem de amor, paz e igualdade; aquele que canta o amor e também denuncia as mazelas sociais; um nome de consenso da música “de verdade”  feita na Bahia; um orgulho para os baianos . Salve, Edson Gomes ; que sua música e sua mensagem continuem a inspirar nossos pensamentos e elevar nossas almas.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.