Conexão Engenhoca Roots e Jah Bless - Sábado Sim/2012

Author: Jah Bless /


Mais uma noite de muita vibe positiva. O reggae rolou solto e fez a alegria de quem compareceu pra curtir ENGENHOCA ROOTS e JAH BLESS, na Casa dos Artistas, dentro da programação consagrada e  reedição vitoriosa do “Projeto Sábado Sim”.

Poucos são os espaços e eventos que abrem as portas para os artistas locais. Pipocam assim, os projetos individuais dos abnegados músicos regionais, que com luta, parcos recursos de patrocínios “chorados”  e muita coragem,  alugam espaços e produzem seus shows.  É assim com Nozinho “Tim Maia Cover”,  Bebeto, Nego Dumont, Amanda Andrade, Keketa e outros.

Neste contexto de abandono cultural, a Casa dos Artistas é uma grata e necessária exceção. A galera sabe valorizar a “prata da casa” e constantemente  se engaja no movimento da cena independente, dando o apoio à turma do “bloco do eu sozinho”.  Vem sendo assim ao longo desses anos e, graças a esse pessoal verdadeiramente comprometido com a cultura e as manifestações artísticas – Elielton “Cabeça”, Romualdo Lisboa, Ed e Cia; o artista ilheense, sobretudo aquele da cena alternativa e independente, vem tendo um valioso e valorizado espaço para mostrar seu trabalho.

Nessa esteira seguiu a JAH BLESS, que já teve oportunidade de participar de várias apresentações no Teatro Pedro Matos (Sábado Sim – 2011/2012, Reggae na Casa – 2011) e em frente à mesma, no Calçadão Jorge Amado (Agosto do Freguês , Reggae  Hour).

No último sábado, primeiro SÁBADO SIM de Agosto – Edição 2012, lá estavam as duas bandas que atualmente fazem a cabeça da galera reggueira local: Engenhoca Roots e Jah Bless.
A primeira, que conta com o consagradíssimo compositor, cantor e guitarrista Giorgio Sampaio, autor de grandes sucessos nas vozes de expoentes do reggae nacional, a exemplo de Diamba e Adão Negro, fez um “showzasso”. Na guitarra o excepcional  Jenisson “Quati” dispensa comentários, falar o quanto o cara é fera é “chover no molhado”.  A batera foi “pilotada” pelo experiente  Wanderson “Desenhado” – o figura mandou bem com firmeza e precisão.


No contrabaixo Kleber comprovou o que todos que já tiveram a oportunidade de ouvi-lo, já sabiam: o “figura” toca muito, de tudo! E no reggae, então... Rolou ainda a participação especialíssima de Zé Roberto da JAH BLESS, na percussão. O  “irmãozinho sorriso”, esbanjou competência.

No repertório muita “autoral” que já são sucessos – “Eu Piro Quando Voce passa” e “Loucura Maior”, entre tantas outras “pedras”.  A comunicação do Giorgio com o público e sua performance em palco merecem destaque. Rolou ainda a participação de Luciano “Pipo” Cerqueira (Jah Bless) na música  “Eu Piro Quando Você Passa”.  E a galera pirou!


A Jah Bless chegou com toda energia que a noite pedia e a moçada presente merecia. O público participou cantando com a banda o repertório autoral e de covers que foi apresentado ao longo de uma hora de show.

Dill e PH, baixo e batera da Jah Bless, respectivamente, deram peso ao groove dos reggaes de letras e harmonias “pesadas” da banda. Thiago mandou ver com muita competência na guitarra solo demonstrando um amadurecimento musical e muito feeling.  Bases fortes e vocal vigoroso com uma interação marcante com a platéia pontuaram a performance de Pipo (Luciano). E, por fim, a grande surpresa e imensa satisfação de ouvir aquele que, com simplicidade, simpatia e competência,  dá um show na percussão, a todos encantando. Parece que o cara tem oito braços!!! Zé Roberto abraçou o reggae, abraçou a Jah Bless e, em contrapartida, foi abraçados pelos reggueiros e pela Famíla Jah Bless.

Um  sábado pra ficar na história.  Enquanto Moraes Moreira fazia seu “som” na Soares Lopes, Jah Bless e Engenhoca mandavam ver na “Casa”. E que não venham dizer que o público foi pequeno!  Como bem disse Giorgio, “vocês  (o público) podem ser pouco, mais são os MELHORES” . Ali esteve a nata dos músicos da “harmonia de JAH”, a determinação dos “crentes da cultura local” e a energia dos “reggueiros guerreiros, dreads verdadeiros”. Não podia ser melhor.  Salve, salve , o reggae, Engenhoca e Jah Bless!

Uma feliz semana para todos. Saúde e Paz. JAH bless.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.