Sou dos que não se animam com a alegria irrisória do falseado patriotismo que surge envolvente e de súbito em eventos esportivos mundiais. Acho uma perda de tempo e um despropósito parar tudo e postar-se como zumbi diante de um aparelho de tv e deixar-se hipnotizar por uma breve período, por uma narrativa acalorada que endeusa reles mortais , transformando-os em heróis vestidos em rotos uniformes, incapazes de resistir de pé a uma manifestação justa e real, questionadora e descortinante da situação precária e vergonhosa em que se nos apresenta nosso país.
Enquanto muitos param diante das telas para prestar reverência às "majestades do reino desfigurado", realezas que pouco estão se lixando para as agruras e sofrimentos do povo que os assiste pois nem aqui vivem, os desmandos continuam ocorrendo mas desta vez por trás da cortina glamourosa da COPA , escondendo sob o tapete da vergonha e da impunidade, a sujeira que deixa de ser divulgada por não ter mais espaço na mídia para outro assunto que não seja a disputa do hexa. Cansativo e frustrante, viu?
Não estou querendo que o povo que gosta de futebol, nem falo dos fanáticos, deixe de assistir e torcer pela "sua" seleção (digo "sua" porque em nada me representa) mas, seria de bom alvitre, que não deixassem de manter a mente alerta, os sentidos apurados e a visão focada para o que CONTINUA acontecendo no país. Enquanto se entorpecem e se embriagam com as JOGADAS BONITAS nos estádios, as JOGADAS ILÍCITAS, as falcatruas e desvios continuam acontecendo no campo social e político da nação. Enquanto se comemora um gol que desclassifica a ESPANHA, o JAPÃO, a ALEMANHA, quem segue PERDENDO O JOGO para a corrupção é o BRASIL.
Pense nisso: enquanto voce "tira sarro" das seleções eliminadas, quem está , de fato, desclassificado? O Japão com o seu exemplo de progresso, educação e superação ou o Brasil, de cuja colocação no ranking mundial da corrupção, do desemprego, da fome e do analfabetismo, não pode se orgulhar?
Será que o tão almejado hexa nos trará a melhoria do sistema de saúde, a qualidade da educação, a honestidade dos nossos representantes, a ordem e o progresso, lemas da nossa bandeira? Certamente que não, quando muito, nos colocará em topor momentâneo, em uma ilusória sensação de bem estar, fadada a esmaecer-se no momento seguinte quando a realidade dura, crua e incrivelmente perversa, te sacolejar para que voce acorde de seu êxtase.
Vamos torcer, sim! mas nossa torcida tem que ser para que o país mude, se transforme no lugar que idealizamos para nós e para nossos descendentes; vamos torcer para que não tenhamos que ver nossos jovens partindo para outros países em busca de oportunidades que não lhes foram dadas aqui, em sua terra natal; vamos torcer para que nosso orgulho de ser brasileiro, seja o orgulho de viver num país que respeita o idoso, a natureza, a criança, a mulher, as diferenças; vamos torcer por um país que investe na educação e não idolatra a ignorância e o despreparo como se vencer através da astúcia e manipulação tenha mais valor do que premiar-se com pelo esforço digno da conquista proporcionada pelo saber.
Vamos coroar nossos verdadeiros heróis: os professores; que ganham pouco mas doam muito; pessoas capazes de construir um novo país, construindo um novo alicerce, uma nova geração de brasileiros.
Pra frente, Brasil!!! Com Saúde, Educação e menos corrupção. Quanto à Copa e a "seleção brasileira"... tô nem aí, eu nem curto futebol; o que eu gosto mesmo é de MÚSICA. JAH bless.
Para meditar... Cazuza, atualíssimo.
0 comentários:
Postar um comentário