Alpha Blondy

Author: Jah Bless /


     Alpha Blondy  é o nome artístico de Seydou Koné nascido em 01 de janeiro de 1953, em Dimbokro, Costa do Marfim, considerado por muitos como o “Bob Marley afro”. Alpha Blondy é sem dúvidas um dos mais cultuados e respeitados nomes do reggae mundial. Sua música tem traços de identidade própria e marcante. O baixo vigoroso e entrecortado, que pontua as frases , é uma marca registrada, admirada e bastante copiada. O brother é fera!
     Pra não ficar "marcando passo", cantando só em Dioula (se pronuncia diula), uma lingua mandê, muito  falada nas transações comerciais da Africa Ocidental; e francês, lingua oficial da Costa do Marfim, "zarpou" pros Estados Unidos, "meteu" as caras, estudou Inglês no Hunter College em Nova York, e posteriormente no programa de Idioma Americano da Universidade de Columbia.
     Mas o figurasso não para por aí! Alpha Blondy canta ainda em Árabe e Hebraico!!! Suas letras, como em todo bom reggae,  são predominantemente políticas , temperadas com  pitadas de humor mas não faltam as mensagens de cunho espiritual e rasta .  São muitas as canções que fizeram sucesso e ainda hoje são referências quando de fala em reggae verdadeiro e de responsa. Contudo, JERUSALEM é, sem dúvida, um de seus maiores sucessos.

    Quem nunca cantou o refrão deste hino reggueiro? Eu, particulamente, fui bastante influenciado pela harmonia de Blondy; pode-se dizer que eu fui apresentado a "música de Jah" através de JERUSALEM, meu primeiro cd de reggae, e posteriormente, na banda Savanna - Neill Rocha cantava com perfeição - a música que não podia faltar nos shows.  Pois é galera, por enquanto é só. A gente fica por aqui e deixa pra você curtir, ALPHA BLONDY, JERUSALEM, AO VIVO. Fiquem na Paz! Dias melhores pra todos. JAH BLESS.


0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.