Enquanto isso, no país do futebol...

Author: Jah Bless /

Sou dos que não se animam com a alegria irrisória do falseado patriotismo que surge envolvente e de súbito em eventos esportivos mundiais. Acho uma perda de tempo e um despropósito parar tudo e postar-se como zumbi diante de um aparelho de tv e deixar-se hipnotizar por uma breve período, por uma narrativa acalorada que endeusa reles mortais , transformando-os em heróis vestidos em rotos uniformes, incapazes de resistir de pé a uma manifestação justa e real, questionadora e descortinante da situação precária e vergonhosa em que se nos apresenta nosso país.
Enquanto muitos param diante das telas para prestar reverência às "majestades do reino desfigurado", realezas que pouco estão se lixando para as agruras e sofrimentos do povo que os assiste pois nem aqui vivem, os desmandos continuam ocorrendo mas desta vez por trás  da cortina glamourosa da COPA , escondendo sob o tapete da vergonha e da impunidade, a sujeira que deixa de ser divulgada por não ter mais espaço na mídia para outro assunto que não seja a disputa do hexa. Cansativo e frustrante, viu?
Não estou querendo que o povo que gosta de futebol, nem falo dos fanáticos, deixe de assistir e torcer pela "sua" seleção (digo "sua" porque em nada me representa) mas, seria de bom alvitre, que não deixassem de manter a mente alerta, os sentidos apurados e a visão focada para o que CONTINUA acontecendo no país. Enquanto se entorpecem e se embriagam com as JOGADAS BONITAS nos estádios, as JOGADAS ILÍCITAS, as falcatruas e desvios continuam acontecendo no campo social e político da nação. Enquanto se comemora um gol que desclassifica a ESPANHA, o JAPÃO, a ALEMANHA, quem segue PERDENDO O JOGO para a corrupção é o BRASIL. 
Pense nisso: enquanto voce "tira sarro" das seleções eliminadas, quem está , de fato, desclassificado? O Japão com o seu exemplo de progresso, educação e superação ou o Brasil, de cuja colocação no ranking mundial da corrupção, do desemprego, da fome e do analfabetismo, não pode se orgulhar? 
Será que o tão almejado hexa nos trará a melhoria do sistema de saúde, a qualidade da educação, a honestidade dos nossos representantes, a ordem e o progresso, lemas da nossa bandeira? Certamente que não, quando muito, nos colocará em  topor momentâneo, em uma ilusória sensação de bem estar, fadada a esmaecer-se no momento seguinte quando a realidade dura, crua e incrivelmente perversa, te sacolejar para que voce acorde de seu êxtase.
Vamos torcer, sim! mas nossa torcida tem que ser para que o país mude, se transforme no lugar que idealizamos para nós e para nossos descendentes; vamos torcer para que não tenhamos que ver nossos jovens partindo para outros países em busca de oportunidades que não lhes foram dadas aqui, em sua terra natal; vamos torcer para que nosso orgulho de ser brasileiro, seja o orgulho de viver num país que respeita o idoso, a natureza, a criança, a mulher, as diferenças; vamos torcer por um país que investe na educação e não idolatra a ignorância e o despreparo como se  vencer através da  astúcia e manipulação tenha mais valor do  que premiar-se com pelo esforço digno da conquista proporcionada pelo saber.
Vamos coroar nossos verdadeiros heróis: os professores;  que ganham pouco mas doam muito; pessoas capazes de construir um novo país, construindo um novo alicerce, uma nova geração de brasileiros. 
Pra frente, Brasil!!! Com Saúde, Educação e menos corrupção. Quanto à Copa e a "seleção brasileira"... tô nem aí, eu nem curto futebol; o que eu gosto mesmo é de MÚSICA. JAH bless.  
Para meditar... Cazuza, atualíssimo.

Estamos de volta!!!

Author: Jah Bless /

Depois de um longo período inativo, nosso blog está sendo reativado. Nossas postagens seguirão o padrão originariamente escolhido: entretenimento, notícias do universo musical, resenhas de grupos, sugestões de músicas e informações sobre a banda Jah Bless e seus projetos. Vamos acessar, interagir, divulgar, comentar. Nosso espaço está aberto para dividir experiências e multiplicar ideias e resultados. Um lugar para aliviar o stress, ouvir uma boa música e descobrir novos sons; tudo com muita "leveza" e sensibilidade; sem deixar de lado a abordagem social, política e espiritual da temática reggae  . Estamos de volta e queremos voce aqui, conosco. Paz e bem. JAH bless.

Vai a chuva, fica a LAMA.

Author: Jah Bless /



Mais uma semana acabando e nada, exatamente, nada mudou!  Assistir, ouvir ou ler as notícias, se revelam redundantes e angustiam ante a visão de impotência que nos toma de assalto. 

Por mais que demonstremos nossa indignação, nosso inconformismo e vociferemos contra todo esse sistema corroído por ratazanas do poder, corrompido por inescrupulosos cínicos que juram inocência e derramam suas lágrimas de crocodilo enquanto assistimos a derrocada de um povo e a espoliação de um país, cada vez mais nos sentimos diminuídos, desassistidos , ignorados e vilipendiados reiteradas vezes por esses facínoras. Temo por perdermos as forças e recolhermo-nos ao silêncio dos derrotados e sem esperança.

A bola da vez é jogar espalhar a lama para todos os lados, atingindo o maior número de “personagens” (me reservo no direito de não me referir a “eles” como pessoas, por entender que não se enquadram à definição da palavra); assim, aquele que foi acusado , tem “moeda de troca” pra comprar o silêncio, intimidando; ou simplesmente, desviar os focos originários das investigações. 

Por outro lado, aquele que antes acusava, se auto nomeando o porta-voz da dignidade e da honradez, é tão sujo quanto um “pau de galinheiro” , pisa em sua própria merda com  seus sapatos de cromo alemão e pensa que seu mau cheiro não se fará sentir em algum momento.

Uma “lavagem” (=aquela comida que se dá aos porcos) mal cheirosa e nauseante, que coloca tudo junto e misturado no mesmo tacho de safadezas, discaração, falcatruas e roubalheiras. 

E tudo se repete, dia após dia... Quem hoje acusa , amanhã é novo alvo. Quem antes apoiava, hoje desfaz a aliança; só muda a posição na dança das cadeiras e a perspectiva daqueles que assistem atônitos a tudo. Só não muda a situação, a realidade, a expectativa. Podem me chamar de pessimista mas volto a afirmar: a única certeza que temos é que, do jeito que está, só fica pior.

Para que não me crucifiquem ou não me processem, vou usar o velho jargão jornalístico de respeitáveis comentaristas políticos: “toda regra tem exceção, existem alguns que “se salvam”. Pronto, já me desculpei com aqueles que poderiam se sentir “ofendidos”, se é que algo que se diga, se faça, pode ter esse efeito, mesmo que mínimo. Dê uma “banana” (o gesto, não a fruta) pra um “político safado” e ele, do alto de sua “generosidade” fará com ela uma vitamina e vai te abraçar, dá uns tapinhas na suas costas e chorar, copiosamente, reclamando que você não o ama. 

Enquanto isso pessoas de verdade, sofrem com o sofrimento alheio e mostram que é possível transformar uma realidade dura com generosidade verdadeira, com um pouco do pouco que se tem, multiplicando ações repletas de amor verdadeiro e poderosamente transformadoras. É o gari que devolve a mala de dinheiro que acha; seres iluminados que na escuridão das ruas que abrigam tantos outros seres esquecidos nas sombras do crescimento ganancioso de poucos, levam luz e calor, alimento pra almas e corpos castigados pelo abandono. 

Um catador de lixo que recicla o que você descarta sem critério; o menino que ensina outros meninos que não tem como frequentar uma escola, porque não existem vagas ou simplesmente porque não existem escolas. Enquanto isso alguns degenerados, gananciosos, destruidores de lares com seus discursos deformadores e seus projetos inversores de valores que foram pilares da família, da formação do jovem e sustentadores de uma sociedade; se esforçam em tirar mais ainda de você e de quem realmente precisa. 

Desviam verbas da educação, da saúde, da segurança. O país mergulha no caos; pessoas morrem sem atendimento , em filas intermináveis, espalhados pelo chão do corredor de um hospital sem médicos e sem medicamentos; continuam emburrecidos, pois privados de educação fica mais fácil a manipulação; matam uns aos outros e pais de família tem vidas ceifadas por “crionças” que diante da lei são “inocentes, desprovidos de consciência de seus atos e incapazes de responder por eles”. Um “menor infrator” custa mais para o estado do que um pai de família trabalhador.  Cansei! Não vou clamar por justiça pois há muito tempo cheguei à conclusão de que , além de cega, ela é SURDA! Não adianta gritar, ela não vai ouvir.

Bem, pelo menos eu insisto em colocar pra fora toda minha indignação, através de minha música, e vou seguir fazendo isso, pois ainda não perdi a esperança em mim, nem em você que também se indigna , se revolta e grita, do seu modo, futucando a merda pra que ela feda ainda mais e assim talvez, incomode mais um “tanto” quanto nós para que, no fim de tudo, tenhamos despertado a consciência do direito e da justiça, única arma capaz de derrotar aquele que é nosso inimigo. 

SOMOS REFÉNS de tudo isso, de toda essa podridão, do medo.

O reggae me faz pensar. Ouça reggae com os ouvidos da alma e sinta despertar em você a consciência. Fica a dica. Boa Semana pra todos. JAH bless.  


A morte do cantor sertanejo, a seleção brasileira e o futuro do país.

Author: Jah Bless /



Antes que comecem a achar que vou tomar partido de um ou de outro nas inúmeras polêmicas que pipocam nas redes sociais, jornais, blogs e afins, acerca da notoriedade ou do estrelato meteórico de um quase anônimo catapultado pela dor de uma perda prematura; vou logo avisando: não vou participar dessa celeuma.
Também não tô nem aí se “Dunga”, ou qualquer dos outros seis anões (lembram daqueles do “orçamento”?) , o técnico da seleção de “nanicos” , pequenininhos em seu futebol, estilosos em seus penteados, escalou certo ou errado “os nossos – lá deles! – guerreiros sulamericanos”. Não perdi meu tempo diante de uma tv para ver um jogo de medíocres, “batendo cabeças”, se desentendendo entre si e dando o péssimo exemplo da prepotência e arrogância que resultou, ao final, em cenas grotescas de violência e conduta anti-esportiva.
Não tô nem ai !!!
Na verdade, essa postagem é exatamente para isso,  questionar o quão é importante dar tanta importância a certas coisas que, no todo e para o todo, não seriam tão relevantes se a gente voltasse nosso pensamento e somasse nossas forças para transformar o nosso futuro, que não se nos apresenta promissor e sim, catastrófico e ferrado.
Que se derramem lágrimas e até se entristeçam aqueles que conheciam o trabalho e admiravam o cantor sertanejo e o seu “legado para a cultura de massa popular brasileira” – respeito mas  não engrosso o côro dos chorosos e me dou o direito de dizer que não o conhecia ; senti pela perda de uma vida mas que não reconheço nenhum legado do mesmo; mas será que é preciso ocupar tanto tempo dos noticiários com imagens de fãs desesperados, teorias conspiratórias sobre o porque do “acidente” e a quantidade de pontos de solda na roda? Não ignoremos a dor da perda, ela existe e deve ser respeitada; inclusive, deixando que aqueles que estão verdadeiramente enlutados e tem razão para estar, possam recolher-se em seu canto e dedicar seu tempo a ela.
Mas certamente não faltam assuntos mais relevantes e até mais “dolorosos”, de dor coletiva. No mesmo dia, ao longo de toda a semana, a cada minuto em que os “sensacionalistas” voltaram sua atenção mórbida e especulativa, quase que exclusiva, ao passamento do músico, pessoas estavam morrendo vítimas da violência , do descaso dos governos, da intolerância religiosa, de atos terroristas e assassinos em massa; pessoas morreram de sede e fome, na Africa, na Europa, no Brasil, no mundo!!!
No mesmo momento em que fanáticos torcedores do nosso futebol falido e vilipendiado pela corrupção, roíam unhas, gritavam histericamente e até choravam e sofriam “piripaques” diante da desclassificação “prematura” da “seleção (!? Rsss)”;  a inflação voltava com toda a força corroendo o poder de compra dos salários, elevando preços; a energia elétrica aumentava mais uma vez e a “bandeira vermelha” tremulava avisando que “a coisa ia ficar ainda mais preta”; as chuvas deslizavam barrancos, destruindo barracos e soterrando vidas e sonhos; novas provas e denúncias surgiram nos autos daquele que se afigura o maior escândalo de corrupção envolvendo empresas, empreiteiras, empresários e políticos de todos os escalões.
Enfim, morrer é da natureza humana e a única certeza. Cazuza morreu, Renato Russo e Cássia Eller também; assim como Chico Anísio e Dominguinhos, a partida também foi inesperada e não querida e porque não dizer, prematura,  pois ainda muito poderiam fazer pela cultura e conscientização do povo brasileiro. Cada um com seu valor, com sua colaboração, com seu legado. Guardemos, com cautela e serenidade, as devidas proporções. “Pra bom entendedor...”
Por outro lado, meus heróis não foram escalados, minha seleção não é da bola, não ganha em dólar nem vive de ostentação. Meus heróis ganham salário de fome, trabalham como escravos para construir um novo país; eles estão em salas de aula, varrendo ruas, erguendo prédios, pagando impostos, engrossando as filas de hospitais e mendigando por justiça. Mas isso a TV não quer mostrar, não dá Ibope e tumultua a consciência pacífica e acomodada do “fã-torcedor”. 
Nossos sentimentos aos enlutados e nosso aplauso para a SELEÇÃO  CHILENA (com maiúsculas) pelo título inédito conquistado. Ah, em tempo: obrigado seleção brasileira (com minúsculas) por ter nos poupados de risíveis, constrangedores e sofríveis exibições minimalistas de um rascunho que insistem  jocosamente chamar de futebol.
Salve o povo brasileiro. Salve a cultura nacional. Se é pra esperar um futuro melhor, que seja sentado, senão cansa. Ah,  e com a tv desligada. 

Voltei!!!

Author: Jah Bless /

Ressurgindo do silêncio. Foram muitos meses sem publicar, se manifestar, sem expor minhas idéias e contido com minhas irresignações. Foi um longo período sem “dar notícias”, sem postar vídeos , fotos e músicas.

E olha que não faltaram “novidades”! A começar que o início do ano foi cheio de agitos culturais e participações da banda em eventos de grande importância e projeção.

Comecemos pelo PROJETO SEIS E MEIA, cujo formato foi modificado e os artistas se apresentaram em praças dos bairros de Ilhéus. AMANDA ANDRADE, NOZINHO “TIM MAIA”, JOZILDO, SÉRGIO DI RAMOS, DR IMBIRA e JAH BLESS desfilaram um repertório pop-clássico-dançante e, no caso do DR IMBIRA e da JAH BLESS, também autoral.


Thiago, Mailton,Pipo,PH, Costela e Marcão

O Projeto não foi dos melhores, ao contrário, marcado por uma clara desorganização, não atingiu o que dele se esperava: alcançar o grande público, em seus bairros, gratuitamente; levando o artista “aonde o povo está”.  Não houve divulgação; palcos e instalações foram precárias; sem as mínimas estruturas necessárias, os artistas se desdobraram para fazer o seu melhor , mesmo sem lhes ter sido dadas as condições para isso.

Ao final, presenciamos, constrangidos, nossos músicos se apresentando para uma praça vazia, num palco caindo aos pedaços, com uma aparelhagem sofrível, sem iluminação e retorno. Uma pena! Perdeu o Projeto, perdeu o artista, perdeu o povo.

Nesse meio tempo saiu o mais novo trabalho de inéditas da banda, o CD “NA ÁREA”. A  nova “bolachinha” trás 11 músicas inéditas, sendo a que abre o CD, instrumental, foi composta pelo produtor-amigo-baixista-irmão - “e aí, velhinho!!!”-  Décio Rabello.




O CD segue na fórmula que consagrou a banda e lhe atribuiu uma identidade: reggae com guitarras distorcidas, letras fortes e linhas de baixo “na cara”. Um legítimo “reggae’n’roll” ! Sem se descuidar do roots nem do raga.

Em seguida foi a vez da JAH BLESS abrir o show de um dos ícones do reggae nacional e um dos expoentes do seguimento regueiro da Bahia: Sine Calmon e Morrão Fumegante.

O Vagão, em Olivença, se preparou para receber a massa regueira , que não decepcionou; compareceu e emprestou todo seu brilho e positividade ao evento. JAH BLESS subiu ao palco por volta das 23 horas e executou um repertório autoral de músicas que a galera já conhece, bem assim, alguns covers de ADÃO NEGRO, EDSON GOMES, BOB MARLEY, PARALAMAS e DIAMBA.

Thiago "Pantufa" , Luciano "Pipo" e Sine Calmon

Em maio, a banda JAH BLESS, com sua nova formação, MARCOS CARNEIRO (guitarra), MAILTON FIGUEIREDO (baixo) e JUNIOR “COSTELA” (teclado/acordeon) seguiu para SALVADOR, onde participou do BOB MARLEY CELEBRATION, no Pelourinho. 



Thiago "Pantufa", Luciano "Pipo" e Marcão (sentado)

Na oportunidade o evento contou ainda com Cassio Calmon e Banda Luzeiro, abrindo o evento; e as participações mais que especiais de SERGINHO LIMA (Banda Reverbação) e EDY VOX (Edy Vox e a Banda) que dividiram o palco cantando com a banda. Muita energia positiva, muito reggae e... muita chuva. Mas quem disse que o aguaceiro que despencou esfriou os ânimos da galera??? Negativo, o astral continuou “lá em cima” e a regueira rolou até o início da madruga. O Pelô conheceu a força criativa e musical da JAH BLESS. Foi massa.
O "gigante" Edy Vox e Jah Bless - Mailton, Pipo e PH


Serginho Lima (Banda Reverbação) e Luciano "Pipo" (Jah Bless)

A banda embarcou para Salvador levando na bagagem seu CD COMEMORATIVO, com as 20 músicas mais executadas e pedidas ao longo desses mais de dez anos de estrada (baixe gratuitamente no site: www.suamusica.com.br). O trabalho intitulado “TRAJETÓRIA” é o primeiro da “trilogia” 2015, que pretende ainda gravar um DVD e um ACÚSTICO, até o final do ano e com lançamento esperado para o verão 2015/2016. JAH proverá, tudo será como Ele deseja e nos autoriza. 

No mais, muitos ensaios, novas composições, novos membros na “família”. Seguimos firmes e fortes. Novas perspectivas, mais eventos, outras cidades, tudo novo, renovado pelas incessante “vibe positiva” que nos envolve.  JAH está no comando e Ele não desaponta aqueles que Nele creem e colocam Nele a sua esperança e confiança. Tudo está dando certo. Tudo JÁ DEU CERTO. Estamos aqui, de onde nunca saímos; estamos “Na Área”, mostrando  pra vocês nossa “Trajetória”, que é de luta e consciência, de certeza de que o caminho a percorrer é longo mas na chegada será jubiloso.

Tenham todos uma excelente semana. JAH bless.



NA ÁREA

Author: Jah Bless /




“NA ÁREA”, esse é o título do mais  novo trabalho da Banda Jah Bless. Depois de um hiato de mais de dois anos sem gravar e lançar músicas novas e uma radical mudança  na sua formação, o grupo ressurge “com todo o gás”.
Pra início de conversa, no dia 24 de janeiro, fazem o show de abertura para ninguém menos que o icônico SINE CALMON & MORRÃO FUMEGANTE, no “Vagão”, em Olivença. Noite de vibe positivíssima, “reggada” de grandes hits e novos sons. A galera que compareceu não teve do que reclamar. Curtiram além de JAH BLESS e SINE CALMON, o som da banda itabunense, MARIAH BASUL e a participação especial de NADO, vocalista  da “Luiz Bob”.

 
 Thiago "Pantufa", Luciano "Pipo" e Sine Calmon



Sonorização e iluminação de alto nível do brother “Alemão” e sua equipe. 

Na oportunidade a JAH BLESS apresentou ao público presente sua nova formação: MAILTON FIGUERÊDO, baixo;  MARCOS CARNEIRO, guitarra;  MARCELO “CHACAL”, percussão; e a participação especial de JUNIOR “COSTELA”, acordeon/teclado.
Da formação original, THIAGO “PANTUFA”, guitarra; PEDRO HENRIQUE “PH”, batera e LUCIANO PIPO, guitarra e voz.

Em fevereiro, dia 7, foi a vez da banda estrear no Projeto Seis e Meia, na praça de Olivença. Nativos e turistas que estiveram no evento puderam dançar ao som de JOSILTO, que fez a abertura do evento e conhecer um pouco mais sobre a banda JAH BLESS e suas composições autorais. Apesar dos diversos “contratempos”, a galera não deixou “a peteca cair” e o alto astral se manteve firme.


Dia 10 de fevereiro, data do encerramento do Projeto Seis e Meia, foi a vez da galera do centro da cidade assistir na praça do Teatro Municipal de Ilhéus, a apresentação de todos os músicos que fizeram parte dessa edição: JOSILTO, AMANDA ANDRADE, MÁRCIA ALENCAR, NOZINHO, SÉRGIO DI RAMOS e BANDA JAH BLESS. Quem compareceu foi presenteado com a boa e verdadeira música e puderam apreciar, aplaudir e valorizar nossos músicos.



                                                                                       
                                                                

                                                                  



JAH BLESS continua “firme e forte”, sua mensagem não se perdeu com o tempo, continua atual e, certamente, diante da conjuntura social e política que vivemos, não se tornará obsoleta nem ultrapassada tão cedo! Infelizmente.
Apesar de tudo e de alguns, bem poucos, graças a Deus, a banda está VIVA e o amor à musica e ao reggae sobrevive, renovada pela nova formação, fortalecida pela verdade.
JAH BLESS segue em frente e quem tiver afim de seguir junto, seja bem vindo. JAH BLESS está “na área” , se tentar derrubar, é pênalti!
    

Tecnologia do Blogger.